terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cientistas descobrem maneira de ‘apagar’ memórias ruins.


 Boa Tarde pessoal, hoje pesquisando coisas pela internet encontrei uma matéria no site YAHOO que me chamou atenção.
 Seria possível apagar da memoria tudo aquilo que nos faz mal ? Vivermos apenas de bons momentos ?
Confesso que achei super inusitado. Tentei por diversas vezes imaginar como seria poder apagar todas as memorias ruins que possuímos. A principio achei a ideia fantástica mas logo logo a dúvida foi surgindo em minha cabeça, sera mesmo que seria bom apagar as memórias ruins ? Muitas das vezes elas nos traumatizam, nos deixam cabisbaixas mas também nos fazem crescer , superar e nos tornar mais fortes. 

Quem já assistiu o filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrançaslembra muito bem que o protagonista Joel faz um procedimento para esquecer tudo o que viveu com a ex-namorada, Clementine. Mas o que parecia ser possível apenas na ficção, parece que está perto da realidade. Isso porque um documentário recente do canal americano PBS, Memory Hackers, mostrou que poderemos “apagar” memórias dolorosos para nós e no lugar delas, implantar novas. Segundo o cientista Richard Gray, um dos responsáveis pela pesquisa, o estudo sugere que memórias podem ser manipuladas porque elas ‘agem’ como se fossem feitas de vidro, em um estado antes de ele se tornar sólido. “Quando uma memória é 'solicitada’ novamente, contudo, ela volta a esse estado maleável e permite alterações”, afirmou em entrevista ao The Telegraph.Para provar que isso é possível, os pesquisadores fizeram um teste com pessoas que tem pavor de aranhas. Três grupos de voluntários com aracnobofia foram organizados e dois deles encararam uma tarântula em uma garrafa de vidro, para que suas memórias traumatizantes com aranhas fossem ativadas, e então receberam propranolol ou um placebo.O terceiro grupo recebeu apenas propranolol, sem ver a aranha, para que os pesquisadores pudessem eliminar a possibilidade de que a droga, simplesmente, pudesse reduzir o medo. Os resultados são um tanto quanto inusitados porque o grupo que recebeu placebo ou não foi exposto a aranha continuou com o mesmo medo, aqueles que receberam a droga e encararam a tarântula foram capazes de tocar o animal em poucos dias. Em três meses, a maioria deles foi capaz de segurar a aranha confortavelmente, e o medo não voltou por mais de um ano. A fobia havia sido, para todos os efeitos, “deletada”. Esse foi apenas alguns testes que os cientistas fizeram, mas até então eles ainda não tentaram apagar a memória em humanos. Os pesquisadores afirmam ainda que a ideia da pesquisa não é apagar inteiramente as memórias tristes das pessoas, e sim torná-las menos estressantes ou dolorosas. Mas e aquele amor mal resolvido, será que vai dar para apagar da memória?                      (https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/139419272770/cientistas-descobrem-maneira-de-apagar-mem%C3%B3rias)
E você qual seria sua opinião em relação ao assunto ? 





**Algumas imagens deste port são  retiradas do Google. Caso seja o proprietário de alguma delas, entre em contato para que eu possa deletar ou dar os devidos créditos.

4 comentários:

  1. Concordo Ana, eu acho que as memórias ruins, são necessárias para nos ensinar e trazer coisas boas e interessante. Acredito que apagar as memórias ruins seria apagar parte da nossa vida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ? sera mesmo que seria bom ? sei que as vezes existem muitas coisas nas quais queremos deletar das nossas cabeças porem muitas delas nos fortalecem e nos fazem pessoas melhores.
      Obrigada pela visita e volte sempre !!
      Beijão :*

      Excluir
  2. Concordo com você. Quem nós somos, e o que nos tornamos, reflete nas escolhas que fizemos no passado. Seja boas ou seja ruins, todos trilhamos um caminho precisamos superar e aceitar as escolhas que nos trouxeram até aqui. Feridas não duram pra sempre, mais a cicatrizes que fica, serve pra lembrar o quanto fomos fortes, e pra não cometermos os mesmos erros novamente. Se esquecermos as decisões erradas que fizemos no passado, a tendência é no futuro cometermos os mesmos erros. Então acho isso é um completa babaquice, eles deviam estar procurando uma cura pro câncer, ou algo do tipo, e deixar cada um lidar com o seu passado, e superar as consequências dos seus atos de forma justa, afinal temos que nos responsabilizar pelas decisões que tomamos.
    Muito bom o pôster! Beijão!
    (Já estou seguindo seu blog)

    http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você disse tudo agora , é realmente essa a questão.
      Estou seguindo de volta flor ♥
      Muito obrigada pela visita e volte sempre.
      beijão.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...